
A região Sul já foi considerada a região mais forte no futebol mato-grossense, mas despencou e não têm previsão de voltar aos seus melhores dias. Times que já levantaram “caneco” vários deles nem mais disputa campeonatos como, por exemplo, o Juventude de Primavera do Leste que depois foi substituído pelo Primavera que naufragou igual. O grêmio Esportivo Jaciara que disputou até Copa do Brasil também hoje está afastado e sem previsão de voltar. O Crac é outro que está parado.
A cidade de Alto Araguaia que já teve o Grêmio Gabirobense, substituído pelo Araguaia que foi campeão Invicto da Copa Governador de 2008 e vice-campeão estadual de 2009, também fechou as portas. Agora vemos o Vila Aurora ser rebaixado para a segunda divisão e sem condições alguma de disputar qualquer competição por falta de patrocinadores e gastando para tentar na Justiça no Rio de Janeiro quebrar a decisão do TJD e FMF no seu rebaixamento.
Se não bastasse o REC considerado por muitos a salvação da lavoura no futebol de Rondonópolis por problemas internos anuncia que não disputará a Copa Mato Grosso. Restou o União “ruim das pernas” e sobrevivendo por aparelho. Quem pode melhorar a situação da região é o Barra do Garças que está entre os 4 finalistas da Segunda Divisão, mais sobe apenas dois e pelo menos três querem essas duas vagas o próprio Barra com Ney César no comando, o Sorriso de Marcos Birigui e o Operário-VG com Narciso no comando, dos três está mais para CEOV e Sorriso e nós da região sul ficamos na torcida para o Barra ser um dos felizardos e subir.
Enquanto isso a região centro tem a volta do Chicote, quase que certo o Mixto vai bem na Série D e o Cuiabá bem na Série C. Subindo para o médio e norte sentimos que as coisas melhoraram bem. O Sorriso entre os quatro melhores e deve voltar a primeira divisão. O Sinop conseguiu na “bacia das almas” se manter na primeira divisão e o Luverdense fazendo história ao já estar nas oitavas de final da Copa do Brasil.
E a pergunta que não quer calar é: alguém fará alguma coisa ou a Região Sul ficará do jeito que se apresenta hoje?
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Deise Rocha
Foto: Redação/SportSinop