Foto: SportSinop - Quem será o terceiro representante de Mato Grosso,LEC ou Mixto?
Em matéria postada nesta terça-feira o site oficial do Brasiliense prevê a queda do Distrito Federal no ranking da CBF e a conseqüente perda de uma vaga na Copa do Brasil para Mato Grosso. Oficialmente, o ranking será divulgado até o final do ano, mas prévias publicadas em vários sites dão conta que Mato Grosso sobe de 5.740 pontos para 6.701, ocupando o 14º lugar, e ganhando o “direito” de colocar três times na Copa do Brasil de 2014.
Diz a reportagem:
“Em péssima fase no cenário nacional, o futebol candango corre o sério risco de perder a terceira vaga na Copa do Brasil em 2014. Com o rebaixamento do Brasiliense na Série C e os fiascos de todos os representantes do Distrito Federal em competições nacionais (Copa do Brasil e Série D), uma prévia extraoficial do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aponta que os times locais vão ser ultrapassados pelos do Mato Grosso, como o site do Brasiliense FC já havia indicado durante o ano.O cálculo oficial da CBF deve ser divulgado até o fim do ano, com a atualização dos pontos das quatro divisões e da própria Copa do Brasil. No entanto, com o fim da temporada nacional já é possível antecipar a conta. Pelos dados divulgados pelo site Doentes por futebol (www.doentesporfutebol.com.br) e pelo próprio site do Brasiliense, meses atrás, o Distrito Federal caiu de 14º lugar no ranking, com 6.992 pontos, para 15º, com 5.381, enquanto o Mato Grosso inverteu a posição na tabela, subindo de 5.740 para 6.701.A 14ª posição no ranking é a última com direito a três vagas na Copa do Brasil. O Distrito Federal teve em 2013 como representantes o Ceilândia (campeão de 2012), o Luziânia-GO (vice) e o Sobradinho (terceiro). Todos foram  despachados na primeira fase, enquanto o Luverdense-MT chegou às oitavas-de-final (quarta fase).
Na Série C, o Luverdense carimbou o passaporte de acesso, como vice-campeão, e o Cuiabá escapou do rebaixamento exatamente no confronto direto que condenou o Brasiliense, solitário candango no torneio.Na Série D, o Mixto-MT chegou às quartas-de-final (terceira fase), enquanto o Brasília amargou a saída de cara. Os dois times começaram na mesma chave.Caso o ranking da CBF confirme a queda candanga, Brasiliense (atual campeão do DF) e Brasília (vice) serão os únicos representantes na Copa do Brasil. O Ceilândia, terceiro colocado doméstico em 2013), perderá a vaga para o Mato Grosso”.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Craques do Rádio
Foto: Redação/SportSinop