Foto: SportSinop -  Competição começa nesta quarta
A Copa Verde começa a ser disputada nesta terça-feira (12.02) e se estende até o dia 09 de abril. A competição organizada pela CBF e conta com a participação de 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. De Mato Grosso participa Mixto Esporte Clube e Cuiabá Esporte Clube. O Tigre vai estreiar na próxima quarta-feira (12.02), ás 22h, o Mixto enfrenta o Vilhena/RO no Estádio Portal da Amazônia.
O jogo de volta está marcado para o dia 20.02 (quinta-feira) no Estádio Presidente Dutra, ás 21h. A equipe do Cuiabá enfrenta o Desportiva/ES no mesmo dia, no Estádio Engenheiro Araripe Cariacica no Espírito Santo, ás 20h. O jogo de volta do time do Dourado será no dia (19.02) quarta-feira no Estádio Presidente Dutra, ás 21h.
Conforme informações da CBF, a competição serve como uma espécie de vitrine para esses times. A Copa Verde nasceu a partir da ideia de se fazer um torneio regional, semelhante à Copa do Nordeste, para clubes da região Norte. Por isso o nome faz alusão à Floresta Amazônica. Posteriormente decidiu-se ampliar o campeonato para clubes do Centro-Oeste e do Espírito Santo (que disputava a extinta Copa Centro-Oeste). Para a maioria das equipes, a Copa Verde pode ser uma oportunidade de disputar pela primeira vez uma competição internacional. O futuro campeão garante uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte. Além de Mato Grosso participam também os estados do Pará; Amazonas; Distrito Federal; Acre, Tocantins, Amapá, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo
De acordo com o regulamento oficial, a Copa Verde 2014, o campeonato será disputado em quatro fases (oitavas, quartas, semis e finais), no sistema de mata-mata. O time que fizer mais pontos, ao final das duas partidas, avança para a próxima fase. Se as equipes estiverem empatadas na soma dos resultados, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis. Os gols marcados fora de casa valem como critério de desempate.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Adriane Rangel Assessora de Comunicação da FMF
Foto: Redação/SportSinop