Mixto x Cuiabá, confronto do Estadual hoje
Mixto x Cuiabá é um jogo ainda sem grande tradição – foram poucos confrontos ao longo da história – e que não pode ser chamado de “clássico, clássico”. Mas, um pouco até pela ausência do Operário, desponta como o que atrai mais interesse dos torcedores da Baixada Cuiabana na atual temporada. E para o confronto desta quarta-feira (21h, no Dutra), ganha alguns ingredientes que prometem tornar este duelo cuiabano ainda mais atraente: enquanto o Dourado lidera com folga – 9 pontos a mais do que o próprio adversário desta rodada -, o Alvinegro vem de duas vitórias consecutivas e em aparente ascensão, o que faz com que o jogo será encarado por muitos como uma “prova de fogo para os dois rivais”.
Mesmo disparado na ponta e na condição de único invicto da competição, o Cuiabá ainda é visto com certa desconfiança pelos mais céticos e vencer um rival municipal fortaleceria ainda mais a campanha que já é excelente nos números. Afinal, para muitos críticos, o Dourado “não vem convencendo como uma equipe que terá uma Série C pela frente”.
Uma derrota não vai abalar a posição do Cuiabá na tabela de classificação, mas certamente engrossará o coro daqueles que esperam mais do atual campeão. Além de tudo, bater o Mixto pode significar também a conquista de mais simpatizantes para reforçar o apoio das arquibancadas.
Mas, se o jogo é importante para o time do técnico Ary Marques, imagine para o Alvinegro. Fragilizado por constantes fracassos de 2009 para cá, o Mixto tenta ser forte novamente e sabe que derrotar o “todo poderoso” e “favorito” Cuiabá terá um reflexo enorme para o seu projeto e para sua própria confiança.
Além de diminuir a enorme diferença de pontos hoje existentes entre os dois times, uma vitória empolgaria de vez sua grande torcida, com um delicioso gostinho de ‘balançar’ o adversário. Para um time em busca da afirmação, nada poderia ser melhor…
Enfim, por estes e outros (vários outros) motivos, a expectativa é por um grande jogo. E depois dos 90 minutos vamos saber se o Cuiabá é mesmo este ‘bicho papão’ ou se a esperança de recuperação do Mixto tem razão de ser alimentada. É uma prova de fogo que não vai significar o fim do mundo para quem perder, nem título antecipado para o vencedor, mas que, com certeza, podem mudar algumas coisas na seqüência do campeonato.
Um jogo para ser jogado dentro de campo, que pode virar tradição e ganhar o direito de ser chamado de “clássico, clássico”. E que seja um duelo com apoio e/ou vaias das arquibancadas, tudo civilizadamente. Que os dois times e suas respectivas torcidas saibam se comportar e entender que isso é apenas futebol, nada mais do que futebol. Aliás, num Estado onde ainda temos que provar para muita gente que temos futebol!
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Craques do Rádio
Foto: Redação/SportSinop