
Elenco do Luverdense, campeão da Copa Mato Grosso
O Luverdense é o maior detentor de títulos da Copa Mato Grosso. A equipe de Lucas do Rio Verde faturou a 8 edição do torneio seletivo à Copa do Brasil 2012 ao vencer o Operário de 1 a 0 na decisão do título. Com o resultado, o time ergueu pela terceira vez a taça de campeão – o clube já havia faturado a competição em 2004 e 2007. A conquista inédita se deu forma invicta. Foram oito jogos disputados, com sete vitórias e um empate, justamente o 2 a 2 no primeiro jogo da final disputado em Cuiabá. Além disso, o Luverdense só levou dois gols em toda a disputa.
Contudo,o gol do título não saiu dos pés dos jogadores do time da casa. O volante Sapo, do Operário, acabou jogando contra o seu próprio patrimônio para desespero de todo time tricolor. Agora, o representante de Lucas do Rio Verde se juntará ao Cuiabá para representar Mato Grosso à Copa do Brasil do próximo ano. Ao Operário, resta lamentar mais um revés na temporada que se encerra, já que no primeiro semestre o clube de Várzea Grande foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Mato-grossense.
Os primeiros 45 minutos da decisão foram marcados pelo equilíbrio técnico entre os dois times e de poucas chances de gol. Por estar jogando em casa, o Luverdense tomou a iniciativa de ir em busca do gol. Logo a um minuto de jogo, o time da casa por pouco não abriu o marcador. O goleiro tricolor Branco escorregou no lance, a bola passou por toda a área com o atacante Sharlei chegou atrasado. A partir daí, o que se viu foi um duelo centrado no meio-campo com o Luverdense tentanto construir as jogadas ofensivas e o Operário se defedendo na busca de uma brecha para surpreender o adversário.
Se respeitando, os dois abusaram nos erros de passes. Mesmo sendo um pouco mais ofensivo em relação ao tricolor várzea-grandense, o Luverdense levou o maior susto na primeira etapa. Aos 43, o meia Hnery invadiu a área e chutou forte em cima do goleiro Tiago Volpi, que fez uma defesa arrojada. Em seguida, os donos da casa deram a resposta com o meia Preto chutando de fora área, forçando Branco se esticar todo para mandar a bola para o escanteio.
A segunda etapa da final foi uma verdadeira meia linha. Enquanto o Luverdense tentava o gol a todo custo, o Operário se defendia com dez homens em seu campo de defesa.o goleiro Branco fez duas grandes defesas. Em uma delas, ele praticamente saiu aos pés do Sharlei, com bola saindo para o escanteio.
De tanto insistir de várias formas, o Luverdense abriu o marcador após lance de escanteio aos 25 minutos. O meia-atacante Gabriel Davis cruzou a bola para dentro da área e o volante Sapo se atrapalhou empurrando a bola para dentro do gol de Branco, que foi surpreendido na jogada: 1 a 0 para delírio da torcida de Lucas do Rio Verde.
A partir daí, a torcida começou a ‘jogar’ com o time. Aos 40 minutos, Sharlei quase ampliou o placar. O atacante recebeu a bola dentro da área sem marcação. Sozinho, ele chutou a bola rente a trave de Branco. Aos 41, no primeiro ataque tricolor na etapa final, saiu gol. Porém, o árbitro Marcelo Alves dos Santos anulou o lance assinalando impedimento do artilheiro Neto, goleador da Copa Mato Grosso com seis gols.
Ficha Técnica:
Luverdense 1 x 0 Operário
Fonte: SportSinop e Craques do Rádio
Foto: (foto:Marcus Vaillant)