
O Paysandu é o primeiro time a vencer no Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira, o Papão bateu o Luverdense por 2×0 no Estádio da Curuzu, que recebeu grande público, somando três pontos e liderando a chave.
Os dois gols paraenses foram marcados no segundo tempo: Kiros, de cabeça aos 12 e Thiago Potiguar aos 15, por cobertura, num belo gol. O Luverdense joga em casa no próximo domingo contra o Fortaleza e o Paysandu vai a Sobral-CE enfrentar o Guarani, no sábado.
Os três times de Mato Grosso já estrearam no Brasileiro 2012: Mixto (Série D) e Luverdense (C) perderam, e o Cuiabá (C) empatou.
O jogo
PRIMEIRO TEMPO
No primeiro lance de jogo, Yago Pikachu chegou na área e caiu, mas o árbitro entendeu não ter havido a penalidade.
Aos 3 minutos, Raul Prata cobrou falta para o Luverdense, mas a bola passou por cima do gol bicolor.
O Paysandu começou a acionar bastante o ala Yago Pikachu, que é rápido e chega bem ao ataque.
Aos 12, Thiago Potiguar chegou no lado do campo e cruzou, mas a bola passou pela cabeça de Kiros.
Aos 13, o árbitro deu cartão amarelo para Rafael Tavares, do Luverdense. No lance seguinte, Janilson também foi amarelado.
Aos 16, Pikachu bateu escanteio e Fabinho cabeceou, mas a bola foi para fora.
Dois minutos depois, boa trama de ataque bicolor e Pikachu bateu para o gol, mas Fernando Wellington colocou para escanteio. No lance seguinte, Kiros perdeu boa chance dentro da área.
Aos 23, expectativa para uma cobrança de falta de Rubinho, do Luverdense, mas o meio-campista bateu na barreira.
Aos 25, Marcus Vinícius, zagueiro do Papão, levou amarelo depois de fazer falta em Rafael Tavares.
Aos 29, novo cruzamento de Pikachu e Thiago Costa conseguiu cabecear, mas a bola de novo foi sem direção.
Amarelo para Ricardo Capanema, do Paysandu.
Aos 32, lance de perigo para o Luverdense em cabeçada de Valdir Papel. Paulo Rafael tocou na bola e Fábio Sanches tirou quando ela ia cruzar a linha do gol.
Aos 36, o meia do LEC Rubinho cobrou falta, mas Paulo Rafael pegou com segurança.
Aos 37, Fabinho chutou para o Paysandu, mas novamente errou o alvo.
Aos 39, Gilson fez falta em Kiros e tomou cartão amarelo. Na cobrança da falta o centroavante bicolor bateu na barreira.
Aos 43, Leandrinho, do Paysandu, tomou amarelo.
No minuto seguinte, nova chance do Paysandu, mas Kiros desperdiça quase na pequena área, chutando errado.
O primeiro tempo acabou e a torcida, apesar do empate sem gols, aplaudiu o time bicolor.
SEGUNDO TEMPO
No começo do segundo tempo, o Paysandu tentava uma pressão maior. Dois cruzamentos na área exigiram defesas de Fernando Wellington.
Aos 5 minutos, Thiago Potiguar cobrou escanteio e Fabinho raspou de cabeça. A bola passou ao lado da meta, mas não sem perigo. No lance seguinte, Potiguar lançou para Kiros, mas o centroavante desperdiçou novamente.
Aos 7, Julio Terceiro fez falta em Kiros e levou cartão amarelo. Um minuto depois, Anderson também foi amarelado. Eram cinco cartões para o Luverdense naquele momento.
GOL do Paysandu! Aos 12 minutos da etapa final, Kiros aproveitou cruzamento da direita e cabeceou no meio da zaga para balançar as redes do Luverdense.
Aos 14, ataque do Luverdense e Paulo Rafael tira o perigo com o pé.
GOL do Paysandu! Em falha da zaga do Luverdense, Thiago Potiguar viu Fernando Wellington adiantado e tocou por cobertura, fazendo um golaço para incendiar a Curuzu.
Depois de dois gols tomados, o técnico Dado Cavalcanti promoveu a primeira alteração na equipe do Luverdense. Saiu Rubinho e entrou Tatu.
O Paysandu também mexeu em sua equipe. Roberval Davino tirou Kiros e colocou Rafael Oliveira aos 27 da etapa final. Kiros saiu aplaudido. No mesmo minuto, Gilson saiu para Dê entrar no time visitante.
Aos 31, Tatu costurou a defesa do Paysandu e chutou de média distância. A bola assustou o goleiro Paulo Rafael, mas saiu.
Na verdade, depois do segundo gol do Bicolor, o jogo esfriou e as chances escassearam. O Paysandu acalmou seu ímpeto ofensivo e o Luverdense não tinha forças para reagir.
Aos 37 minutos, Pablo saiu para a entrada de Mateus. No mesmo minuto, Ricardo Capanema fez falta dura e foi expulso pelo árbitro.
Raul Prata, do LEC, levou amarelo aos 40.
Os minutos finais da partida não tiveram chances de gol reais.
Os times:
Paysandu – Paulo Rafael; Marcus Vinicius, Fábio Sanches e Thiago Costa; Yago Pikachu, Ricardo Capanema, Fabinho, Leandrinho e Régis (Pablo); Thiago Potiguar (Heliton) e Kiros (Rafael Oliveira).
Luverdense – Fernando Wellington; Raul Prata, Dão, Anderson e Janilson; Júlio Terceiro, Gílson (Dê), Rafael Tavares e Rubinho (Tatu); Pablo (Mateus) e Valdir Papel.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Blog Série C
Foto: Redação/SportSinop