
Com a desistência do Vila Aurora a 1ª Fase do Campeonato Mato-grossense 2014 deve ter 4 times do Grupo A e 6 no Grupo B. Com isso, as equipes da chave A já entram em campo antecipadamente classificadas para a 2ª Fase – pois o regulamento prevê a classificação dos 4 primeiros colocados. Tudo porque o Estatuto do Torcedor determina que mudanças só podem ser feitas no regulamento com 60 dias de antecedência ou com aprovação unânime dos clubes. O Cacerense, que está na chave B, não aceita nenhuma alteração. O impasse pode levar o Mato Grosso a desistir da competição.
“A FMF está protegendo o Cacerense, pois se o Mato Grosso for para o Grupo A (no lugar do Vila Aurora), o Cacerense corre sério risco de cair no Grupo B”, afirma o vice-presidente do Mato Grosso, Ezequiel Rosa, que nesta terça-feira enviou ao Craques do Rádio um comunicado que será entregue na Federação aventando a possibilidade de deixar a competição. “Vou conversar com os meus jogadores e propor manter o time, mas sem disputar o campeonato em protesto contra este estado de coisas”, disse o dirigente, também técnico do time, considerando ainda que “os times que desistem da forma como o Vila desistiu devem ser punidos com alguns anos de afastamento e não apenas com o rebaixamento”.
Quem também se manifestou sobre o assunto foi o presidente do União, Carlinhos Rufino, indignado:
- Infelizmente, o Estatuto do Torcedor e o próprio regulamento do campeonato estão ao lado do Cacerense, que está irredutível, defendendo o que considera um interesse seu. O regulamento prevê o rebaixamento de um time de cada grupo e no A o Vila já caiu. Então, estamos de mãos amarradas. É um absurdo, mas infelizmente essa é a situação – reclamou, completando: “vamos jogar sem motivação, apenas para ver quem será primeiro, segundo, terceiro e quarto. Mas vamos entrar em campo classificados e que interesse o torcedor terá de ir ao estádio? Que interesse as empresas terão em expor suas marcas? Tudo isso por culpa do Vila Aurora e defendo também que os times que desistem devem pegar um gancho grande, de uns cinco anos sem participar de qualquer competição”.
Na FMF, durante a tarde desta segunda-feira, Craques do Rádio conversou com o presidente Carlos Orione e com o vice João Carlos. Nenhum deles deu qualquer informação completa sobre como ficariam os grupos ou se haveria realmente uma mudança.
Federação altera grupos e adia estreia de Sorriso e Luverdense - Sinop estreiará agora dia 22 em Casa contra o Mixto e não mais dia 18 fora de casa contra o Mato Grosso.
A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) alterou os grupos do Campeonato Estadual deste ano e adiou a estreia do Luverdense. A resolução com as mudanças deve ser divulgada, ainda hoje, assim como a nova tabela dos confrontos.
Toda esta reformulação foi necessária após o pedido de afastamento por dois anos do Vila Aurora, de Rondonópolis, das competições estaduais. O clube alega dívidas altas. Com a saída do Vila, o Mato Grosso Esporte Clube sai do Grupo B e passa a integrar o Grupo A.
Com isso, os clubes do Grupo B terão um jogo a menos sobrando uma data. Isso possibilitou à federação atender o pedido da direção do Sorriso. A estreia do time de Lucas do Rio Verde estava marcada para domingo (19) justamente contra o Sorriso, no estádio Egídio Preima.
Agora o Luverdense jogará na quarta-feira (22), às 20h, no estádio Passo das Emas, contra o Operário de Várzea Grande. O sistema de disputa do campeonato permanece inalterado. As equipes jogarão entre si dentro dos grupos em turno e returno. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase.
O último colocado de cada grupo será rebaixado para a segunda divisão. Na segunda fase, o primeiro colocado de um grupo enfrenta o quarto do outro grupo e o segundo pega o terceiro, em sistema de “mata-mata”. Os quatro melhores se classificam para a semifinal.
Nova composição GRUPO A União de Rondonópolis,REC de Rondonópolis,Cuiabá, Cacerense e Mato Grosso.
GRUPO B Sinop,Sorriso,Luverdense,Mixto Operário .
Fonte: SportSinop/Valcir
Pereira e Craques do Rádio
Foto: Redação/SportSinop