Vistoria deste sábado nas obras da Arena Pantanal. Foto: Secom/MT
A Arena Pantanal passou por nova vistoria na manhã deste sábado. Cerca de 40 integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) realizaram uma visita operacional. O objetivo foi ‘fiscalizar’ o andamento das obras.
Conforme o gerente-geral operacional do COL, Tiago Paes, esta é a segunda visita “in loco” realizado pela comissão, porém inúmeras vistorias têm sido realizadas ao estádio, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014.
“O foco desta visita não é fiscalizar as obras, mas sim analisar as operações para os dias dos jogos. Temos 16 pontos a serem analisados aqui na Arena e, se um destes pontos falhar, compromete toda a engrenagem dos jogos”, explicou.
O grupo deve voltar a Cuiabá em setembro deste ano, para dar continuidade às análises. Participam desta inspeção, representantes do COL e da Fifa nas áreas de Competições, Operações de Imprensa, Televisão, Protocolo, Mídia, Tecnologia da Informação, Credenciamento, Segurança, Marketing, Médica, Ingressos, Transporte, Alimentação, Voluntários, Logística e Hospitalidade.
O diretor do escritório da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, Chris Unger, afirmou que a equipe voltará a Cuiabá mais duas vezes até 2014 e salientou ainda que não há problemas no andamento das obras. “Tudo está correndo bem. Estaremos preparados para sediar o Mundial no ano que vem.
Questionado sobre a segurança em Cuiabá para os dias de jogos, o secretário-extraordinário da Secopa, Maurício Guimarães, afirmou que este é um assunto tratado diariamente. “Estamos cumprindo rigorosamente todos os requisitos para garantir a segurança das pessoas”, afirmou.
O secretário-adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, confirmou a prioridade da segurança. “Os planos estão sendo traçados e não há qualquer problema para a Copa no quesito segurança pública”.
Após deixar Cuiabá, o grupo visita neste domingo a Arena Amazônia, em Manaus. Na terça-feira (29) é a vez da Arena Baixada, em Curitiba, receber a inspeção, seguida do Beira Rio, de Porto Alegre na quarta-feira (30) e da Arena das Dunas, em Natal, na quinta-feira (31).
O plano de inspeção envolve o detalhamento no esquema especial de tráfego para o entorno do estádio, checagem de segurança no interior e ao redor do estádio, orientadores de público, área de exposição dos afiliados comerciais, tendas de hospitalidade, estrutura para a TV e diversos outros itens.
As visitas são divididas em três etapas: reunião de apresentação, visita às obras e reunião de conclusão. A equipe da Fifa e do COL reúne especialistas de diferentes áreas relacionadas ao complexo funcionamento dos estádios durante a Copa do Mundo da Fifa: Competições, Operações, Televisão, Protocolo, Mídia, Tecnologia, Credenciamento, Segurança, Marketing, Ingressos e Hospitalidade.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Com o site Gazeta Digital
Foto: Secom/MT e SportSinop