O governador Silval e Moraes, em evento recente da Secopa
Os rumores se intensificaram nos últimos dias, eram dados como certos no início da semana e foram confirmados na manhã desta quarta-feira. O governador Silval Barbosa anunciou, em Brasília, a saída de Éder Moraes da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa).
Barbosa que iria definir a situação do agora ex-secretário apenas quando retornasse a Mato Grosso, colocou fim aos rumores e determinou a saída de Moraes da pasta. De acordo com o secretário de Comunicação, Carlos Rayel, não está previsto nenhum remanejamento no staff, o que significa que Éder não ocupará, por ora, nenhuma secretaria.
Moraes foi nomeado secretário em 4 de outubro do ano passado, após o fim da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa (Agecopa) que era presidida por ele. Antes, passou pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso e pela Casa Civil do Estado.
O governo ainda não anunciou o nome do substituto de Éder na Secopa. O novo titular irá comandar as diversas obras de mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, já licitadas, além de implantar o novo modal de transporte das duas maiores cidades de Mato Grosso, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O estopim que levou a demissão foi a publicação de reportagem em edição extraordinária do semanário Circuito Mato Grosso, denunciando suposta venda de vaga para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, por R$ 12 milhões. A veiculação do material foi atribuída a Eder, que estaria pressionando para ter seu nome indicado para o TCE.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e o Jornal A Gazeta, site Gazeta Digital e Rádio CBN Cuiabá
Foto: Redação/SportSinop