
No calor deste domingo à tarde, o Cuiabá venceu o Independente do Pará por 2 x 0 no Estádio Presidente Dutra no primeiro confronto das quartas-de-final da Série D. Com este resultado, o Dourado pode perder por um gol de diferença no jogo de volta, domingo, em Tucuruí para garantir vaga na Série C do próximo ano. Renan e Moreno marcaram os gols, ambos no segundo tempo.
Assim que a bola rolou, o Independente esboçou um posicionamento ofensivo, mas aos poucos o Cuiabá foi tomando conta, jogando no campo do adversário. E a primeira chance apareceu aos 9 minutos quando Edu Amparo tabelou com Wiliam e finalizou com perigo, na rede pelo lado de fora.
O Dourado mantinha o domínio ofensivo, enquanto o time paraense só se defendia, esperando uma oportunidade boa para contra-atacar. Mas, com Fernando bem marcado e pouco inspirado, o Cuiabá não conseguia transformar esta superioridade em chances reais de gol.
Só aos 22 minutos veio a segunda conclusão digna de registro: César Romero tentou um chute de longe, mas a bola passou sem perigo para o goleiro Rodolfo.
O Independente, por sua vez, começou a sair mais e aos 25 finalizou pela primeira vez, com Lima de longe, sem muito perigo. Cinco minutos depois, o entanto, Joãozinho fez ótima jogada individual e finalizou para defesa do goleiro Gatti.
Aos 33, novo chute dos visitantes, desta vez com Vegno, em lance paralisado pela arbitragem, marcando falta do atacante.
Aos 39 apareceu a melhor oportunidade cuiabana no jogo – e última do primeiro tempo: Jean tabelou com Fernando e finalizou obrigando o goleiro do Independente a uma boa defesa.
Mal no primeiro tempo, o meia Edu Amparo ficou no vestiário e o Cuiabá voltou para a segunda etapa com Renan no time. E logo aos 5 minutos a substituição mostrou resultado: Renan fez bela jogada individual, com direito a um lençol em um adversário, e chutou de perna direita, cruzada, fazendo 1 a 0 para o Dourado.
A partir daí, o Independente tentou sair um pouco mais para o jogo, que ficou mais aberto. O Cuiabá, no entanto, mantinha o controle e era superior, mas as finalizações eram poucas.
Só aos 20 minutos apareceu um lance real de gol, com Natanael fazendo boa jogada e cruzando para Wilian, que chutou por cima do gol, desperdiçando grande chance para ampliar.
Demorou 10 minutos para surgir um outro lance de emoção e foi do Cuiabá, aos 30, com Bogé chutando forte da entrada da área, obrigando o goleiro a mais uma boa defesa. Um minuto depois veio a resposta do Independente, com Vegno dominando e recuando para um chute de Lima, também com força, defendido pelo goleiro Gatti.
Aos 33, Fernando criou e desperdiçou boa oportunidade em jogada individual e em seguida foi substituído por Moreno. Sentido o púbis, ele ficou dois dias sem treinar durante a semana e saiu para ser poupado visando já o jogo de volta.
Sentido o desgaste do forte ritmo do primeiro tempo e também o calor, o Cuiabá reduzir o ritmo e aos 39 quase sofreu o gol de empate: a zaga falhou e Daniel chutou pra fora, perdendo uma grande oportunidade.
O lance motivou a equipe do Pará, que voltou a atacar, criando dificuldades para a defesa do Cuiabá, mas no último minuto da partida o time mato-grossense foi ao ataque: Moreno tabelou com Tozin e mandou pra rede fazendo 2 x 0, fechando o placar.
Fonte: SportSinop e Com informações da Rádio CBN Cuiabá (AM 590)
Foto: Redação/SportSinop