Foto: SportSinop e FMF - Árbitros procurando  se reciclar
Árbitros mato-grossenses, que integram o quadro de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, estão participando do treinamento prático e teórico para assistentes, árbitros e assessores, visando à aproximação de critérios na arbitragem brasileira. Os trabalhos começaram nesta sexta-feira (28.06) na Federação Mato-grossense de Futebol com o treinamento teórico.
O treinamento é promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Comissão de Arbitragem e Sindicato de Árbitros do Mato Grosso – Sindamat.
Conforme o coordenador da Confederação Brasileira de Futebol, Paulo Jorge Alves o objetivo é realizar um trabalho sério em busca de aperfeiçoamento e com a finalidade de melhorar o nível da arbitragem no país. “O nosso planejamento é de aproximação de critérios com todos os árbitros do Brasil, por isso estamos aqui para fazer esse trabalho, com um cronograma envolve questões teóricas e práticas, com trabalhos em sala de aula, onde pudemos analisar diferentes situações de jogadas, impedimentos e técnicas de arbitragem”, explicou.
Sobre o trabalho dos assessores, Alves definiu o que a confederação espera de quem exerce a função. “O princípio básico que a CBF quer para o assessor, informar para comissão de arbitragem, ajudar, na formação do árbitro com as instruções, e também a questão de orientar os árbitros e ser uma referência para os árbitros”, pontuou.
Conforme os instrutores da CBF e da FMF nesta manhã de hoje, foi realizado a parte de campo, no centro de treinamento do Brasil Central. Na aula prática foram aplicados às atividades como: bateria de avaliações físicas, ações simuladas como   movimentação, sinalização, instruções gerais, funções e responsabilidade de cada um, trabalho de postura, dentre outros fundamentos da arbitragem.
O árbitro Wagner Reway, de Mato Grosso, aspirante ao quadro da  Fifa destacou que treinamento contempla todos os árbitros do Estado e serve como uma forma de  reciclagem. “Esse trabalho começou há pelo menos 4 anos, com certeza é muito importante, pois está sendo realizado com muita seriedade em busca de aperfeiçoamento e  melhoria da atualização dos trabalhos”, finalizou.
Alves informou que o treinamento prossegue até domingo, (01.07) com a realização de uma partida de futebol. O jogo  contará com os assessores e os árbitros que participaram do treinamento.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Assessoria de Comunicação da Federação Mato-grossense de Futebol
Foto: Redação/SportSinop